quinta-feira, 14 de junho de 2012

1° Clínica de Arbitragem de Futebol Americano



O Objetivo da clinica é formar árbitros e estatísticos no estado de MG, para que possam estar habilitados e credenciados perante a FEMFA, a arbitrar jogos estaduais e nacionais, realizados não apenas dentro do estado, mas como em qualquer estado do país, desde que solicitados e contratados por alguma outra federação.

O público alvo será de pessoas com no mínimo ensino médio completo, com preferencia aos graduados e graduandos em Educação Física, amantes do esporte, atletas e árbitros de outras modalidades que queiram ter mais uma modalidade dentro de seu currículo, assim como reciclagem dos árbitros já existentes em MG.

O valor de investimento para participação da clinica será de R$ 40,00, que servirá única e exclusivamente para cobrir o pagamento do palestrante e custos de confecção de material e certificado para os participantes.

O pagamento poderá ser realizado através de pagamento direto a diretoria do Pouso Alegre Gladiadores, através de seus diretores e / ou através de deposito em conta corrente bancária – BANCO DO BRASIL – Agencia 0712-9 c/c 45.588-1 em nome de Vinicius da Silva Menezes.


O numero mínimo de participantes da clinica será de 20 pessoas e o máximo de 40.

Todos os participantes receberão um certificado, contendo a carga horária, o nome do palestrante, assim como das entidades e instituições envolvidas, nesse caso a Univás, a APAEFA, a FEMFA e o Pouso Alegre Gladiadores.

Todos os participantes que desejarem se tornar árbitros e / ou estatísticos, deverão passar por uma avaliação teórica, aplicada ao final do curso, e de acordo com o aproveitamento nesta avaliação, estarão aptos ou não a começarem a exercer a atividade de arbitro e / ou estatístico.

                   A realização do jogo fictício estará a cargo do Pouso Alegre Gladiadores, podendo ou não convidar uma outra equipe, para simular um jogo, para que os alunos da clinica, possam vivenciar na prática a mecânica de arbitragem, além da aplicação das regras aprendidas no curso.


                   O conteúdo programático do curso engloba 5 módulos:


1.   Chutes – explica todos os chutes existentes no futebol americano, suas formações e faltas possíveis.

2.   Regras do futebol americano para árbitros – esse modulo fala dos componentes básicos do jogo, numero de capitães, numero de jogadores, áreas dos times, campo de jogo, etc.

3.   Linha de screammage – Esse módulo fala tudo sobre o que acontece antes do Snap.

4.   Mecanica para árbitros -          Como funciona a arbitragem com 5 ou com 7 árbitros.

5.   Estatística – Conceitos básicos e a forma de preenchimento das planilhas de estatística de futebol americano.

Nome do Palestrante:

Renato Orosco Brandi

Árbitro desde 2009, 37 anos. Presidente da APAEFA.Participantes de inúmeras clinicas ministradas pela Afab (Associação de Futebol Americano do Brasil) e da Clinica Internacional de arbitragem realizada em 2011 por Bill LeMonnier, arbitro do campeonato universitário norte americano. Arbitro das finais dos torneios Touchdown e LBFA, árbitro das finais do campeonato paulista de 2010 e 2011. Arbitrou mais de 150 partidas em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário